terça-feira, 7 de junho de 2016

Refletindo com Nossos Pais: São João da Cruz

Cautelas a serem usadas contra os três inimigos da alma: o mundo, o demônio e a carne.




São João da Cruz nos adverte como proceder para vencer os inimigos da alma e chegar à união com Deus. Para ele, para vencer qualquer um é preciso vencer os três, o que cessará a guerra para a alma. O mundo é o que oferece menos dificuldade para a alma. O demônio é o mais obscuro de entender e carne é o mais tenaz durando enquanto durar o homem velho.

Contra o mundo 


            Deverás usar de três cautelas para libertar-te do dano que o mundo pode causar. Primeira cautela: à todas as pessoas tenha igual amor e igual esquecimento, quer sejam parentes, quer não sejam, desprendendo o coração tanto de uns como de outros. Não ames uma pessoa mais do que a outra, porque errarás, pois é digno de maior amor aquele que Deus mais ama e tu ignoras a quem ele ama [mais]. Segunda cautela: esta se refere aos bens temporais. Faz-se mister aborreceres toda forma de propriedade. Deve-se buscar o reino de Deus, por que o demais, ser-nos-à dado por acréscimo. Com isso adquirirás silêncio e paz nos sentidos. Terceira cautela: consiste em evitar o pensamento e mais ainda falar sobre o que se passa na comunidade; o que acontece ou aconteceu com algum religioso em particular; não te ocupes da sua maneira de ser, do seu trato, das suas coisas por mais graves que sejam. Nem a pretexto de zelo a não ser a quem de direito convém dizê-lo a seu tempo. Não te escandalizes nem te admires com coisas que veja, mas procura guardar a tua alma no esquecimento de tudo isso. Por que se quiseres  reparar em alguma coisa, muitas não te parecerão bem e assim, numa ou outra coisa te colherá o demônio para que a tua alma se distraia.

Contra o demônio 

Para livrar-se do segundo inimigo os aspirantes à perfeição devem lançar mão também de três cautelas. Primeira: jamais te mova à coisa alguma, ainda que te pareça boa e cheia de caridade, quer para ti ou outra pessoa, sem ordem da obediência, a não ser para aquilo a que por ordem estás obrigado. Entre os numerosos ardis usados pelo demônio para enganar os espirituais, o mais comum é enganá-los sob a aparência de bem e não sob aparência de mal. E se não te regeres em tudo pela obediência, já não estarás isento do erro culposo. Deus quer antes a obediência do que sacrifícios (1Sm 15,22). Segunda cautela: jamais considerar o prelado menos que Deus, seja ele quem for, pois foi constituído em seu lugar. Asseguro-te que por haver o demônio feito com que considerasse as coisas por este prisma, induzindo a pôr os olhos nas exterioridades, acerca da obediência, conseguiu arruinar na perfeição à muitíssimos religiosos, e seus atos de obediência são de muito pouco valor diante de Deus. Terceira cautela: no íntimo do teu coração procures sempre humilhar-te em palavras e em obras, regozijando-te com do bem dos outros. Dessa forma, vencerás o mal com o bem, expulsarás o demônio para longe e andarás com alegria no coração.



Contra a carne 


Para vencer-se a si mesmo e à sua sensualidade, deve-se usar de mais três cautelas. Primeira: para te livrares das imperfeições e perturbações que te podem oferecer a índole e o trato dos religiosos e tirar proveito de todos os acontecimentos, convém pensar que todos são agentes encarregados de te exercitar: que uns te hão de aperfeiçoar por palavras, outros por obras, outros pensando mal de ti e que a tudo hás de estar sujeito. Se não observares esta norma não conseguirá vencer tua sensualidade e sentimentos, nem conseguirás viver em harmonia. Segunda cautela: jamais deixe de fazer as obras por não encontrar nelas gosto e prazer, se convier ao serviço do Senhor que se façam; nem as execute apenas pelo prazer e gosto que te proporcionarem, senão que deves fazê-las tanto como as desagradáveis. Assim adquirirás constância e vencerás a fraqueza. Terceira cautela: nunca ponha os olhos no prazer dos exercícios para a ele se apegar, vindo a fazê-los só pelo gosto que lhe proporcionam, nem fujam do amargo deles; dê preferência ao trabalhoso e desagradável. Assim perderás o amor-próprio e ganharás o amor de Deus.


Fonte: Obras Completas de São João da Cruz. Pequenos tratados espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário