Para
muitos, um “preceito” ou uma “obrigação” semanal. Para outros tantos, apenas uma
“assembleia” ou “reunião” de fiéis. Outros, cheios de boa vontade,
consideram-na apenas um momento de “louvar a Deus” e de pedir “curas e
libertação”.
A Santa
Missa: centro da Liturgia Católica, muitas vezes é mal interpretada ou
subestimada... Qual serão mesmo os fins de cada Santa Missa? O que
verdadeiramente a Missa é para a Fé e Doutrina Católica?
O Catecismo da
Igreja Católica dedica vários parágrafos na definição e estudo sobre a Santa Missa.
Trago aqui alguns que a definem de forma mais concisa e profunda:
1330 Memorial da Paixão e da Ressurreição do
Senhor. Santo Sacrifício, porque atualiza o único sacrifício de Cristo Salvador
e inclui a oferenda da Igreja; ou também santo sacrifício da Missa, “sacrifício
de louvor” (Hb 13,15), sacrifício espiritual, sacrifício puro e santo, pois
realiza e supera todos os sacrifícios da Antiga Aliança.
1382 A
Missa é ao mesmo tempo e inseparavelmente o memorial sacrifical no qual se perpetua
o sacrifício da cruz, e o banquete sagrado da comunhão no Corpo e no Sangue do Senhor.
Mas a celebração do Sacrifício Eucarístico está toda orientada para a união
íntima dos fiéis com Cristo pela comunhão. Comungar é receber o próprio Cristo
que se ofereceu por nós.
Vemos, assim,
que a Santa Missa é sim “assembleia dos fiéis”, é momento no qual o povo de
Deus se reúne em torno da “mesa do Senhor”, porém, muito mais do que isso, a
Missa é memorial da Paixão do Senhor, é momento sagrado no qual é atualizado o
único sacrifício de Cristo em sua Paixão e Morte.
Assim, como o
Cordeiro Imolado é novamente e misticamente, de forma incruenta, oferecido ao
Pai, o Santo Sacrifício da Missa tem os mesmos objetivos que teve o Santo
Sacrifício de Cristo na Cruz. E, quais foram esses objetivos?
Latria ou Adoração a Deus
Este é o fim
latrêutico da Santa Missa. Do grego “latría”, quer dizer precisamente adoração,
louvor a Deus em reconhecimento da Sua Divindade, louvor a Deus por ser Deus,
mas não apenas de modo “genérico”, do jeito que se pode louvar a Deus em
qualquer local e momento, mas sim com a consciência de que, na Santa Missa,
Deus está presente real e fisicamente na Eucaristia, que é o Seu Corpo e Sangue
entregues por amor a nós a fim de nos salvar do pecado e da morte.
Eucaristia ou Ação de graças
É o próprio
significado da palavra “Eucaristia”, que vem do grego e quer dizer
“agradecimento”. Este é o fim eucarístico da Santa Missa: agradecer, dar
graças! A Santa Missa é Eucaristia, é agradecimento, é ação de graças a Deus
por tudo o que recebemos dele – principalmente por recebermos a Ele próprio!
Deus mesmo nos deu o dom de lhe agradecer dignamente ao tornar possível que, na
Missa, lhe ofereçamos ninguém menos que o próprio Jesus Cristo em ação de
graças!
Expiação ou Reparação
Também chamada
propiciação ou expiação, é o fim propiciatório da Santa Missa: trata-se do ato
de reparar o sofrimento que causamos a Deus quando, com nossos pecados, nos
afastamos voluntariamente do Seu Amor. Só Jesus Cristo pode expiar
condignamente, pelo Seu Sacrifício, as ofensas feitas a Deus. A Missa é
sacrifício expiatório porque torna presente, na Eucaristia, o próprio Cristo em
estado de vítima, com o Seu Corpo entregue por nós e o Seu Sangue derramado
para nos lavar dos nossos pecados. “Este é o meu Sangue, que será derramado por
muitos para a remissão dos pecados” (cf. Mt 26, 28).
Impetração ou Petição
Também chamada
impetração, é o ato de rogar a Deus e lhe apresentar as nossas súplicas e
preces. Este é o fim impetratório da Santa Missa. Jesus Cristo vive e intercede
por nós, apresentando ao Pai a sua Paixão. Se já temos a promessa firme de
alcançar tudo o que pedimos a Deus em nome de Jesus (cfr. Jo 16, 23), muito
maior deve ser a nossa confiança se oferecemos a Deus o Seu próprio Filho que
nos ama! Além de ser a prece de Cristo mesmo, a Santa Missa também é prece da
Igreja, que une as suas súplicas às dele.
Assim, somos
todos convidados a nos imbuirmos de santos sentimentos e considerações todas as
vezes que participarmos da Santa Missa. Não se trata de uma “reunião” qualquer
e nem somente de um “momento de louvor”, mas, de assistirmos e participarmos de
Mistérios Sagrados, que de forma invisível e sacramental se renovam em cada
Santa Missa.
Ali, de forma
mística e incruenta, Cristo novamente é sacrificado ao Pai. Ali, a Pessoa de Cristo
adora, agradece, repara e suplica perante a Pessoa do Pai.
Peçamos ao Espírito Santo que toque em nossos corações, que nos tire das trevas
da preguiça, da tibieza e do indiferentismo.
Que possamos participar
de cada Missa com os corações compungidos, devotos, piedosos e cheios de
gratidão por esse Deus que nos ama da tal forma e maneira que chega ao ponto da
“loucura de amor”, sacrificando-se ao extremo para a salvação de nossas almas.
Agora, resumindo: se alguém nos perguntar, a nós católicos, quais os objetivos do Sacrifício da Missa, podemos responder sem titubear:
1. Latrêutico
2. Eucarístico
3. Expiatório
4. Impetratório
Agora, resumindo: se alguém nos perguntar, a nós católicos, quais os objetivos do Sacrifício da Missa, podemos responder sem titubear:
1. Latrêutico
2. Eucarístico
3. Expiatório
4. Impetratório
Nenhum comentário:
Postar um comentário