segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

SANTA MISSA e seus quatro fins.






Para muitos, um “preceito” ou uma “obrigação” semanal. Para outros tantos, apenas uma “assembleia” ou “reunião” de fiéis. Outros, cheios de boa vontade, consideram-na apenas um momento de “louvar a Deus” e de pedir “curas e libertação”.
A Santa Missa: centro da Liturgia Católica, muitas vezes é mal interpretada ou subestimada... Qual serão mesmo os fins de cada Santa Missa? O que verdadeiramente a Missa é para a Fé e Doutrina Católica?

O Catecismo da Igreja Católica dedica vários parágrafos na definição e estudo sobre a Santa Missa. Trago aqui alguns que a definem de forma mais concisa e profunda:

1330  Memorial da Paixão e da Ressurreição do Senhor. Santo Sacrifício, porque atualiza o único sacrifício de Cristo Salvador e inclui a oferenda da Igreja; ou também santo sacrifício da Missa, “sacrifício de louvor” (Hb 13,15), sacrifício espiritual, sacrifício puro e santo, pois realiza e supera todos os sacrifícios da Antiga Aliança.

1382 A Missa é ao mesmo tempo e inseparavelmente o memorial sacrifical no qual se perpetua o sacrifício da cruz, e o banquete sagrado da comunhão no Corpo e no Sangue do Senhor. Mas a celebração do Sacrifício Eucarístico está toda orientada para a união íntima dos fiéis com Cristo pela comunhão. Comungar é receber o próprio Cristo que se ofereceu por nós.

Vemos, assim, que a Santa Missa é sim “assembleia dos fiéis”, é momento no qual o povo de Deus se reúne em torno da “mesa do Senhor”, porém, muito mais do que isso, a Missa é memorial da Paixão do Senhor, é momento sagrado no qual é atualizado o único sacrifício de Cristo em sua Paixão e Morte.

Assim, como o Cordeiro Imolado é novamente e misticamente, de forma incruenta, oferecido ao Pai, o Santo Sacrifício da Missa tem os mesmos objetivos que teve o Santo Sacrifício de Cristo na Cruz. E, quais foram esses objetivos?




Latria ou Adoração a Deus

Este é o fim latrêutico da Santa Missa. Do grego “latría”, quer dizer precisamente adoração, louvor a Deus em reconhecimento da Sua Divindade, louvor a Deus por ser Deus, mas não apenas de modo “genérico”, do jeito que se pode louvar a Deus em qualquer local e momento, mas sim com a consciência de que, na Santa Missa, Deus está presente real e fisicamente na Eucaristia, que é o Seu Corpo e Sangue entregues por amor a nós a fim de nos salvar do pecado e da morte.


Eucaristia ou Ação de graças

É o próprio significado da palavra “Eucaristia”, que vem do grego e quer dizer “agradecimento”. Este é o fim eucarístico da Santa Missa: agradecer, dar graças! A Santa Missa é Eucaristia, é agradecimento, é ação de graças a Deus por tudo o que recebemos dele – principalmente por recebermos a Ele próprio! Deus mesmo nos deu o dom de lhe agradecer dignamente ao tornar possível que, na Missa, lhe ofereçamos ninguém menos que o próprio Jesus Cristo em ação de graças!


Expiação ou Reparação 

Também chamada propiciação ou expiação, é o fim propiciatório da Santa Missa: trata-se do ato de reparar o sofrimento que causamos a Deus quando, com nossos pecados, nos afastamos voluntariamente do Seu Amor. Só Jesus Cristo pode expiar condignamente, pelo Seu Sacrifício, as ofensas feitas a Deus. A Missa é sacrifício expiatório porque torna presente, na Eucaristia, o próprio Cristo em estado de vítima, com o Seu Corpo entregue por nós e o Seu Sangue derramado para nos lavar dos nossos pecados. “Este é o meu Sangue, que será derramado por muitos para a remissão dos pecados” (cf. Mt 26, 28).


Impetração ou Petição

Também chamada impetração, é o ato de rogar a Deus e lhe apresentar as nossas súplicas e preces. Este é o fim impetratório da Santa Missa. Jesus Cristo vive e intercede por nós, apresentando ao Pai a sua Paixão. Se já temos a promessa firme de alcançar tudo o que pedimos a Deus em nome de Jesus (cfr. Jo 16, 23), muito maior deve ser a nossa confiança se oferecemos a Deus o Seu próprio Filho que nos ama! Além de ser a prece de Cristo mesmo, a Santa Missa também é prece da Igreja, que une as suas súplicas às dele.

Assim, somos todos convidados a nos imbuirmos de santos sentimentos e considerações todas as vezes que participarmos da Santa Missa. Não se trata de uma “reunião” qualquer e nem somente de um “momento de louvor”, mas, de assistirmos e participarmos de Mistérios Sagrados, que de forma invisível e sacramental se renovam em cada Santa Missa.

Ali, de forma mística e incruenta, Cristo novamente é sacrificado ao Pai. Ali, a Pessoa de Cristo adora, agradece, repara e suplica perante a Pessoa do Pai. Peçamos ao Espírito Santo que toque em nossos corações, que nos tire das trevas da preguiça, da tibieza e do indiferentismo.

Que possamos participar de cada Missa com os corações compungidos, devotos, piedosos e cheios de gratidão por esse Deus que nos ama da tal forma e maneira que chega ao ponto da “loucura de amor”, sacrificando-se ao extremo para a salvação de nossas almas. 


Agora, resumindo: se alguém nos perguntar, a nós católicos, quais os objetivos do Sacrifício da Missa, podemos responder sem titubear:

    1. Latrêutico

2. Eucarístico
3. Expiatório
4. Impetratório

Nenhum comentário:

Postar um comentário