segunda-feira, 25 de março de 2019

Encontro do dia 23/03/2019

No último sábado (23), em nome do Senhor e sob a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, nos reunimos para mais uma tarde de muita fraternidade e formação na Ermida São José do Carmelo Santa Teresinha. 
 No início ouvimos a leitura e a reflexão do Evangelho da Samaritana (João 4, 1-42), afim de nos recolhermos e tomarmos maior consciência da presença de Deus. De fato, a leitura espiritual da escritura ocupa um lugar privilegiado para alimentar a vida de oração do Secular (Constituições nº 19). 

Dos tratados sobre o Evangelho de São João, de Santo Agostinho, bispo
Escuta agora quem pede de beber. Respondeu-lhe Jesus: "Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: 'Dá-me de beber', tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva (Jo 4,10).
Pede de beber e promete dar de beber. Apresenta-se como necessitado que espera receber, mas possui em abundância para saciar os outros. Se tu conhecesses o dom de Deus, diz ele. O dom de Deus é o Espírito Santo. 

Santa Madre Teresa de Jesus, era muito afeiçoada a esse trecho bíblico: Oh! quantas vezes me recordo da água viva de que falou o Senhor à Samaritana! E assim sou muito afeiçoada àquele Evangelho, e certo é que, sem entender como agora este bem, já o era desde muito criança e suplicava muitas vezes ao Senhor que me desse daquela água e, onde eu estava sempre, tinha um quadro, de quando o Senhor chegou ao poço, com este letreiro: “Domine, da mihi aquam”. (Livro da Vida 30,19)

A formação paralela, ministrada pelo nosso irmão Giovani, foi uma introdução a História da Ordem.    
Formação sobre a História da Ordem (Parte 1/5)


Olhos e ouvidos bem abertos, caneta na mão e muita atenção.


Santo Elias, Pai espiritual dos Carmelitas. 


A Senhora do Lugar
Após o recreio, tivemos a formação provincial, ministrada pelo nosso irmão Erasmo, sobre o tema Espiritualidade Teresiana do Apostolado, retirado do livro de formação da OCDS. 



Pois isto é oração, filhas minhas; para isto serve este matrimônio espiritual: para fazer nascer obras, sempre obras. (Castelo interior 4, 6).


Finalizando mais um encontro, rezamos a Oração das Vésperas e cantamos a Salve Regina.

Fazei, Ó Deus, que as flores desse vosso Jardim exalem seu perfume e contribuam de maneira sempre eficaz na missão da tua Igreja. Amém. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário