segunda-feira, 13 de março de 2017

Encontro do dia 11/03/17 - Espiritualidade Cristã

A Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha reuniu-se no último sábado para mais uma tarde de formação. A reunião teve início às 14:30 h na Ermida São José do Carmelo Santa Teresinha. A presidente Danielle iniciou com a leitura do Evangelho do dia e convidando a todos para um breve momento de oração mental na qual os membros puderam contemplar e meditar a Palavra de Deus seguindo o método da oração teresiana. 



Dando continuidade foi lida a Mensagem do Papa para a Quaresma 2017, ressaltando esse tempo litúrgico oportuno para a conversão, oração e mudança de vida. 


Após o texto do Papa Francisco, foi falado também sobre São José, nosso pai e fundador espiritual do Carmelo. Dando sequência à Formação Principal, nosso formador Artur iniciou falando-nos sobre o tema Espiritualidade Cristã. Segue um breve resumo do conteúdo apresentado e partilhado em comunidade. 





A Espiritualidade Cristã (Artur Viana)

A palavra "espiritualidade" remete ao espírito, à dimensão espiritual, portanto à vida sobrenatural da alma. A vida espiritual só existe em uma relação trinitária, ou seja, não pode existir uma vida no Espírito se não há uma relação de proximidade com a Pessoa do Filho e do Pai. Desta forma, é óbvio que não se pode falar em espiritualidade cristã se esta não nos levar a uma relação afetiva e pessoal com Deus Trino. É incongruente. Não convém falar em espiritualidade budista, por exemplo, porque para o budismo Jesus não tem relevância como Filho de Deus e Salvador nosso. Ora, como diz são Paulo, se nós só podemos chamar Deus de Pai se for pelo Espírito Santo e se só recebemos o Espírito Santo porque no-lo comunicou o Verbo de Deus encarnado, como falar de vida espiritual sem considerar o Pai e o Filho? Daqui podemos concluir que espiritualidade, na compreensão de vida guiada pelo Espírito e de amizade com Deus, só pode existir no cristianismo (porque somente no Cristianismo a divindade se encarnou e padeceu pelos homens), da mesma forma como, em questão de salvação, defendemos, cremos e afirmamos com a Igreja que, fora dela não é possível salvar-se (isso é dogma de fé!). Então todas as formas de se viver uma vida de interioridade, introspecção, de relação com o transcendente, que foge dessa relação trinitária deve ser entendida como filosofia de vida, não como vida espiritual. Aqui não se trata de intolerância religiosa ou contra-ecumenismo. É simplesmente uma leitura da fé católica, uma leitura muito clara e objetiva, posto que é verdade revelada e proclamada pela Igreja.
Na espiritualidade cristã, podemos encontrar várias espiritualidades, como nos atesta o próprio Catecismo da Igreja Católica n. 2684. Porém essa diversidade de espiritualidade possui algo em comum: são todas cristã, ou seja, só concebem possível uma vida espiritual numa dimensão trinitária. 
Essa diversidade de espiritualidade se justifica pelo fato de Deus inspirar, na história pessoal de seus filhos, um carisma novo que é transmitido aos demais que se identificam e querem colaborar para o Reino de Deus seguindo forma específica de pensar, trabalhar, rezar, celebrar, como existem, no Corpo Místico da Igreja, várias espiritualidades (franciscana, beneditina, carmelita etc.) que, na sua diversidade e unidade, formam a Santa Igreja de Deus, exemplificando muito bem o que São Paulo fala a respeito do Corpo Místico e suas funções. Infra, transcrevo um excerto do Catecismo que se ocupa em falar sobre a Espiritualidade Cristã e sua diversidade.

"Na comunhão dos santos, desenvolveram-se, ao longo da história das Igrejas, diversas espiritualidades. O carisma pessoal de uma testemunha do amor de Deus pelos homens pode ser transmitido, como 'o espírito' de Elias a Eliseu e a João Batista, para que alguns discípulos participem desse espírito. Uma espiritualidade está igualmente na confluência de outras correntes, litúrgicas e teológicas, atestando a inculturação da fé no contexto humano e em sua história. As espiritualidades cristãs participam da tradição viva da oração e são guias indispensáveis para os fiéis, refletindo, em sua rica diversidade, a pura e única luz do Espírito Santo. Citando São Basílio Magno: 'O Espírito é, verdadeiramente, o lugar dos santos, e o santo é para o Espírito um lugar próprio, pois se oferece para habitar com Deus e é chamado de seu templo'."
(Catecismo da Igreja Católica 2684).
Também Santa Madre Teresa nos explica de modo fácil e direto: "Sabeis o que significa de fato ser espirituais? É fazer-se escravos de Deus, marcados com o seu selo, que é a Cruz" (7M 4, 8). 
Em suma: não se pode ser espiritual, ter uma vida no espírito, viver uma espiritualidade se não for em Cristo, isto é, em comunhão com a Trindade.



Após a formação, cantamos a Salve Regina e toda a comunidade dirigiu-se para o recreio no qual participamos do Chá de Baby da Isabela, filha de nosso conselheiro João Paulo e de nossa secretária Luciana.

Um comentário:

  1. Muito maravilhoso, tudo lindo esse mundo rosa, Felicidades pra todos nós. Só Deus basta.

    ResponderExcluir